top of page

5 pilares da manutenção da saúde da pele


Profissionais de saúde estética, comprovam na prática clínica que o cuidado com a saúde da pele e o restabelecimento do equilíbrio entre vitaminas, minerais e microorganismos benéficos para a pele resultam em maiores índices de cura, resultados estéticos mais expressivos e diminuição importante na quantidade e gravidade de intercorrências.


Pesquisadores apontam 5 principais focos de atenção:


1 - Reposição de Silício Orgânico - O Silício é o oligoelemento responsável por até 40% da conectividade entre as células da pele. Confere firmeza e tonicidade da pele, reduz a flacidez, fortalece cabelos e unhas, é remineralizante dos tecidos duros (ossos) e contribui também para reforçar as células do sistema imunológico;


2- Atividade mitocondrial - A vitalidade, funcionamento e também o envelhecimento das células depende do equilíbrio mitocondrial. Entretanto, todo o dia o equilíbrio mitocondrial está sendo ameaçado. O objetivo é restabelecer diariamente o equilíbrio mitocondrial através do uso de antioxidantes e protetor solar.


3- Desglicação e antiglicação - Glicação é o processo no qual as moléculas de açúcares e carboidratos ligam-se definitivamente à moléculas de proteína, impedindo-as totalmente de desempenhar seu papel e função biológica na estrutura da pele. Isso afeta diretamente o colágeno, por exemplo, que, durante o processo, passa por instabilidades moleculares e acaba sendo quebrado. Os antiglicantes são dermocosméticos que atuam na prevenção e combate ao efeito glicante na pele. Eles atuam diretamente na pele para impedir a união entre as moléculas de açúcar, carboidratos e das proteínas, impedindo o enrijecimento celular e a perda da atividade natural da pele.


4- Anti inflamação - A equação é simples: Lesão+inflamação= dano permanente na epiderme + manchas + efeito rebote. Optar por procedimentos estéticos que não agridam e epiderme é novo, é moderno e funcional. (NA)


5- Hidratação - Esta etapa é crucial. Nada mais perigoso para o profissional estético que a pele sem um nível ótimo de hidratação. A pele hidratada é sinônimo de resultados estéticos perfeitos, duradouros, sem intercorrências. (NA)


AUGUSTO, Ohara. Radicais livres: bons; maus e naturais. São Paulo: oficina de textos, 2006. 110 p.

AUMJAUD ED. Spécificités de la mésothérapie appliqué aux pathologies et aux états inesthétiques dês meti set dês noirs. In: Bulletin 5 des communications du 6e Congrès International de Mesothérapie; 1992; Bruxelas, Bélgica. Paris: Société Française de Mésothérapie; 1992 p.4 -7;

 AUSTIN JH. Silicon levels in human tissues. Nobel Symp 1977; 255-68;

ARNAUD J. Autres oligoelements - Apports nutritionnels conseillés pour la population française. Edition Lavoisier TEC e DOC (3rd edition) 2001; 170-176;

Comentários


bottom of page