Atualmente o mercado oferece inúmeras alternativas de metodologias e sistemas para a realização de depilação definitiva. Não existe uma metodologia melhor que a outra, o que existe é a metodologia mais indicada para cada pessoa levando-se em consideração tipos de pele, de pelo, resistência a dor, quantidade de pelos, área a ser depilada etc.
Abaixo listamos as diferenças entre as duas metodologias mais utilizadas de depilação definitiva por fototermólise: A depilação a laser e a fotodepilação ou IPL.
DEPILAÇÃO A LASER
A depilação a laser funciona de seguinte maneira- um feixe de energia é disparado pelo equipamento que gera o laser e é absorvido pelo pigmento ou cromóforo do pelo e o calor gerado tem o poder de destruir o folículo piloso causando um dano irreversível.
Ressalta-se que a quantidade das sessões e a eficácia do método depende diretamente do tipo e cor da pele e dos pelos. Pessoas com a pele mais clara e os pelos mais escuros geralmente obtém melhores resultados do que aquelas com a pele morena e pelos claros. Em indivíduos com pele mais escura deve-se tomar cuidado com o uso do laser pois como o feixe de laser é absorvido pela melanina corre-se o risco de aparecer queimaduras. Existem alguns tipos diferentes de equipamentos que geram o feixe de laser e com isso algumas diferenças e particularidades entre eles deve ser levado em conta na hora de realizar a depilação.
- Laser Soprano
Contém uma placa de laser de diodo 810 nm e atua disparando vários feixes de baixa energia a qual vai se acumulando nas estruturas do pelo e as extinguem. É uma metodologia recomendada para todos os tipos de pele e pode ser aplicado em peles morenas.
- Light Sheer Duet
O light Sheer é o método mais difundido entre os lasers. Ele conta com duas ponteiras separadas em nas quais uma realiza o disparo da energia do laser e a outra é realiza em sucção da pele e dispara o laser mais próximo da raiz do pelo. Recomenda-se o uso para peles brancas e morenas-claras.
- Harmony XL
A energia gerada neste laser é por Alexandrita de 755Nm. É indicado para peles claras e áreas menores do corpo( sobrancelhas, buço, orelhas). Nestas áreas a sensação de dor é diminuída e a eficácia aumentada.
- Laser ND: Yag
Tecnologia a laser de 1064Nm. A geração de alta energia associada a uma ponteira grande torna este método o mais seguro, porém um pouco menos efetivo necessitando de um número maior de sessões.
DEPILAÇÃO A LUZ PULSADA- FOTODEPILAÇÃO OU IPL
Na depilação a luz pulsada a energia luminosa é transmitida pela melanina presente no fio e pela absorção na pele até as células germinativas do pelo e acaba por destruí-las.
A fotodepilação é indicada para quem tem pouca tolerância a dor e é uma alternativa mais barata que o laser.
A busca por orientação com profissionais habilitados antes de decidir qual o melhor método a ser utilizado para cada tipo de pele deve ser sempre realizada.
Comentarios