top of page

ORIGEM DAS RUGAS

É NECESSÁRIO ENTENDER COMO SE FORMAM AS RUGAS PARA EVITÁ-LAS


O estilo de pele mais procurado pela maioria das pessoas, é o de uma pele jovem sem manchas, rugas e bronzeada. Antigamente a pele branca era o ideal de beleza, pois o bronzeado era associado ao trabalho braçal, por isso, os membros da monarquia possuíam uma pele branca e eram vistos como a elite de “sangue azul” sendo o pó - de - arroz utilizado para deixar a pele mais clara.

Após os anos 50, a pele bronzeada virou sinônimo de beleza. Do ponto de vista da saúde, uma pele bronzeada indica apenas que o nosso organismo está a tentar proteger-se dos raios solares prejudiciais.


A formação das rugas é um processo degenerativo que envolve o sistema de suporte da pele chamado rede de fibras de colágeno. É um processo cumulativo, ou seja, com tendência a aumentar e é dependente de vários fatores: grau de exposição ao sol, fototipo da pele, hidratação, estresse, poluição e claro, genética. De todos estes fatores o que mais influencia para o aparecimento das rugas, é a radiação ultravioleta (UV) do sol. Este é o principal fator ambiental que provoca o envelhecimento da pele humana e as rugas. A radiação UV inicia sequências complexas de respostas moleculares específicas que provocam danos no tecido conjuntivo e consequentemente na rede de colágeno e na espessura da pele.


PARA SABER COMO EVITAR RUGAS DEVE-SE ENTENDER TAMBÉM A RESPEITO DE ESTILO E QUALIDADE DE VIDA.


Os fatores ambientais são os que mais colaboram para o aparecimento das rugas. Estes fatores devem ser monitorados quando o assunto é como evitar rugas. Poluição, altos níveis de stress, grande incidência de raios UV sem a devida proteção e a falta de hidratação são fatores ambientais que podem e devem ser constantemente evitados.

Já os fatores intrínsecos são mais difíceis de lidar quando se deseja evitar rugas, são eles: genética, doenças pré-existentes, lesões dermatológicas e queda na produção de colágeno e do fator de hidratação natural da pele o NMF.



A PARTIR DE QUE IDADE INICIA O APARECIMENTO DAS RUGAS.


Ruga não tem idade para aparecer. Por isso é tão importante saber como evitar desde cedo. Tudo vai depender do estilo de vida. Uma pele jovem de 20 anos pode ter rugas assim como é possível uma pele mais madura de 40 anos ainda não ter sido acometida. O que ocorre geralmente é que enquanto a pele é jovem possui mecanismos que corrigem os danos causados pelos fatores intrínsecos e extrínsecos descritos acima. Entretanto, este é um processo cumulativo e, mais tarde, como os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter os danos causados à pele, começam a surgir os sinais do envelhecimento e as rugas.



SABER COMO EVITAR RUGAS É TÃO IMPORTANTE QUANTO SABER COMO AS ELIMINAR.


Quando ocorre a preocupação em evitar o aparecimento de rugas profissionais da saúde trabalham com a correção e ajustes no modo de vida. Eliminar o tabaco, inserir atividade física, habituar-se a uma rotina de quantidade de qualidade de sono, hidratação necessária, alimentação balanceada e proteção adequada ao sol são atividades necessárias não somente para evitar as rugas como também para a manutenção da regulação homeostática do organismo.

Também o uso de produtos cosméticos e cosmocêuticos, nutri cosméticos e suplementos alimentares com ação na pele, associados a procedimentos estéticos, auxilia a evitar as rugas e na eliminação das mesmas após aparecimento.


Quer saber mais como prevenir a pele da sua cliente do aparecimento precoce das rugas?

Comments


bottom of page